TECOP
Textos e Contextos
do Orientalismo Português

II Congresso

Data

14-19 setembro 1874

Local de realização

Londres, Royal Institution (dias 14 e 17), Royal Society of Literature (dia 15), King’s College (dia 16),
Society of Biblical Archaeology (dia 17), Royal Asiatic Society (dias 18 e 19)

Programa Rpb notepad icon

Atas

Documents icon - noun project 5020 volume único

Índice Ic toc 48px

Secções temáticas

Secção Semítica; Secção Turaniana; Secção Ariana; Secção Hamítica; Secção Arqueológica; Secção Etnológica.

Delegação portuguesa Bimetrical icon person

Perdeu-se a Lista de Membros portugueses, constando apenas o nome do delegado nacional: Joaquim Possidónio Narciso da Silva, delegado e membro estrangeiro.

Nota

Esta segunda sessão do Congresso Internacional de Orientalistas foi presidida pelo egiptólogo Samuel Birch (1813-1885). Ao contrário da sessão anterior, de 1873, claramente orientada para os Estudos Japoneses, esta apostou numa menor compartimentação, e logo maior abrangência temática, da disciplina de Estudos Orientais. Assim o demonstram as seis secções temáticas em que o respetivo volume de atas está organizado, coincidentes com as secções do programa do evento. 

Embora a lista de membros da delegação nacional se tenha extraviado, podemos asseverar que, por um lado, não houve participantes portugueses presentes no Congresso e, por outro, Possidónio Narciso da Silva teve, de novo, um papel central na reunião dos membros subscritores, como fica patente pelas missivas que se encontram no seu arquivo pessoal, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. São várias as cartas manuscritas de resposta a convites, por ele endereçados, a figuras como Cândido de Figueiredo, o professor do Liceu de Braga José Joaquim Pereira Caldas ou o Visconde de S. Januário para se associarem ao evento. Se os dois primeiros aderiram prontamente, o último pediu para que a sua inscrição fosse desconsiderada, alegando não ter estudos científicos suficientes que justificassem a sua pertença àquele universo orientalista. Das incumbências do arquiteto como delegado da comissão portuguesa, faria inclusive parte a emissão de recibos comprovativos da subscrição dos membros portugueses, no valor de 2.160 réis.

Apesar deste papel dinamizador, Possidónio da Silva não pôde estar presente na sessão, como indica o lamento que Charles Lucas lhe dirige a 10 de agosto de 1874, cerca de um mês antes do início dos trabalhos:

 

[...] [J]e comprends bien [...] tous les regrets que vous devez éprouver de ne pas représenter le Portugal et de ne pouvoir assister à ces trois congrès, surtout à ceux de Stockholm et de Londres, où votre place était par avance marqué au bureau et où vous pouviez apporter, comme à Bologne, à Bruxelles et à Paris, de si intéressants éléments de discours et de comparaison. (ênfase nossa) 

 

O Visconde de S. Januário (Januário Correia de Almeida, 1829-1901), membro subscritor da delegação portuguesa no primeiro Congresso, era então governador de Macau, posição que ocupou entre 1872 e 1874, teria sido convidado por Narciso da Silva  a inscrever-se no encontro de Londres. Na carta que o Visconde lhe remete a 14 de abril de 1874, escrita a partir de Macau em resposta à missiva que o arquiteto lhe enviou a 12 de fevereiro, agradece a sua nomeação para sócio da Real Associação dos Arqueólogos, bem como do Congresso de Orientalistas. No entanto, alegando que “os constantes cuidados de administração me não tem permittido fazer estudos scientificos d’estes paises, a não serem as simples noções que as viagens proporcionam”, pede para que a ”inscripção que V. Ex.ª me propõe relativamente á sessão de Londres” seja desconsiderada.

Referências

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO. 1874. [Carta de Charles Lucas a Joaquim Possidónio Narciso da Silva]. In Correspondência Artistica e Scientifica Nacional e Estrangeira com J. Possidonio da Silva, vol. 7 (tomo 7 em 8.º), doc. 1070.
---. 1874. [Carta do Visconde de S. Januário a Joaquim Possidónio Narciso da Silva]. In Correspondência Artistica e Scientifica Nacional e Estrangeira com J. Possidonio da Silva, vol. 7 (tomo 7 em 8.º), doc. 1023.

DOUGLAS, Robert K. (ed.). 1876. Transactions of the Second Session of the International Congress of Orientalists, Held in London in September, 1874. London: Trübner & Co.

INTERNATIONAL CONGRESS OF ORIENTALISTS. 1874. Report of the Proceedings of the Second International Congress of Orientalists, Held in London, 1874. London: Trübner & Co. Disponível em http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k65803242.

RAVISI, Textor de. 1875. La deuxième session du Congrès international des orientalistes, ténue à Londres le 14 septembre 1874. In Congrès provincial des orientalistes français. Compte-rendu de la session inaugurale. Levallois – 1874. Paris: Maisonneuve, 159-170.

 

última atualização em fevereiro de 2019